terça-feira, 27 de outubro de 2015

Sem ajuda de Taques, Tangará gasta metade de suas receitas em Saúde, entenda


Recebi esta informação na semana passada durante reunião entre conselheiros de Saúde e o prefeito Fábio Junqueira (PMDB), mas não quis acreditar. Hoje ela veio a tona nas redes sociais através do ex-secretário de Indústria e Comércio, o advogado Fernando Ambrósio. Tangará da Serra está gastando quase metade de seu orçamento próprio mensal em saúde.

Os percentuais tem subido a cada mês em função das quedas na arrecadação. Em julho os gastos atingiram 42,85% do orçamento, subiram para 44,56% em agosto e chegaram a surpreendentes 47,80% em setembro.

A obrigação do gestor municipal, o prefeito, é gastar 15% das receitas em Saúde, ou seja, Tangará da Serra está gastando 32% além do que é assegurado pela Constituição Federal. Mas por que isto vem ocorrendo? Bem, a resposta é simples.

Taques tem fechado os olhos para a Saúde Tangaraense
A saúde é de responsabilidade de todos os entes federados: União, Estado e Municípios. Ocorre que em Tangará da Serra, o Município recebe apenas os recursos do SUS (Federal) e é obrigado a arcar com o restante pois o Estado, sob o comando de Pedro Taques (PSDB), não tem mandado nem um vintém furado para a nossa saúde.

Em suas propagandas bem produzidas na TV Taques mostra investimentos em hospitais de Cuiabá, Lucas, Peixoto de Azevedo, Água Boa e em Barra do Bugres...enquanto em Tangará da Serra, quinta maior cidade de MT, a Prefeitura tem que arcar com tudo sozinha.

Daqui a pouco, as receitas municipais serão todas usadas na saúde. O prefeito Fábio, que já não tem aguentado mais isso, busca todos os meios possíveis para amenizar a situação. Ano que vem o bicho vai pegar pro lado dele no TCE, pois ele terá que explicar os motivos de investir metade de seu orçamento em Saúde.

Nas redes sociais, grupos se mobilizam para cobrar das autoridades locais, especialmente vereadores e deputados estaduais, para que pressionem o governador Pedro Taques a olhar e auxiliar Tangará da Serra.


Tento entender o que o Taques tem contra Tangará. Desde que ele assumiu o cargo tem deixado nossa cidade em segundo plano. Ou ele não gosta de Tangará ou tá faltando força política para cobrá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário