quarta-feira, 8 de junho de 2016

Saturnino quer a construção de um Centro de Pesquisa em Fruticultura na Unemat de Tangará

Deputado Saturnino Masson (PSDB)
O deputado Saturnino Masson (PSDB) apresentou indicação ao governo do Estado que dispõe sobre a construção de um Centro de Pesquisa e Transferência de Tecnologia em Fruticultura no Estado, com instalação na universidade UNEMAT – Campus Tangará da Serra.

De acordo com a propositura, Tangará tem um número considerável de produtores em especial os pequenos produtores que tiram do plantio o sustento da família e se faz necessário a construção do referido Centro de Pesquisa e Transferência de Tecnologia em Fruticultura.

"Os acadêmicos e principalmente os produtores terão oportunidade de conhecer e trocar experiências através de projetos e pesquisas realizados pelos professores em parceria com os demais pesquisadores da região e até mesmo de outros Estados, vislumbrando a valorização dos cursos oferecidos pela referida Universidade, além de oferecer o trabalho conjunto entre o conhecimento teórico e a prática", afirmou o parlamentar.

A fruticultura tornou-se um dos mais atrativos investimentos do campo brasileiro nas duas últimas décadas. Isto devido as condições de clima favoráveis, o que permite produzir praticamente todos os tipos de frutas, e muitas delas durante todo o ano. Mais de 67% das frutas consumidas atualmente em MT são oriundas de outros Estados. A participação mato-grossense no mercado brasileiro não chega a 1%.

Segundo especialistas na área de fruticultura, a estruturação da cadeia pode garantir ao Estado uma futura liderança. O Brasil atualmente é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com uma produção que supera 41 milhões de toneladas, perdendo apenas para China e Índia.

Menos 70% dos produtos originários da agricultura familiar consumidos em Mato Grosso vêm de outros estados. Entre eles, destaque para verduras, legumes, frutas e leite. Hoje as principais frutas produzidas no Estado são: banana, abacaxi, maracujá, caju, coco, mamão e manga.


Entre os maiores produtores de frutas no Estado, tem se um destaque maior para os municípios do Nortão. Entre eles, Terra Nova do Norte, Tangará da Serra e São José dos Quatro Marcos, que em suma possuem produtores organizados em pequenas cooperativas. Na Baixada Cuiabana há uma pequena produção concentrada na região de Barão de Melgaço (tangerina), Jangada (limão e banana) e Poconé (abacaxi e maracujá). (Com informações da Assessoria)

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Rolim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário