terça-feira, 27 de setembro de 2016

Rafael Machado contrata empresa que costuma errar, e FEIO, em pesquisas eleitorais

O candidato a prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado (PSD), contratou uma empresa que costuma ERRAR...E FEIO...nas pesquisas eleitorais que realiza pelo interior de Mato Grosso, a Tendency Pesquisas, que possui sede em Tangará da Serra.

Tal empresa prestou serviços a Coligação do candidato do PSD em Campo Novo e colocou o desconhecido candidato em primeiro lugar disparado na pesquisa, com mais de 43% das intenções de voto. O mirabolante resultado virou alvo de piada nas redes sociais e foi até publicado em jornal de Tangará da Serra.

A Tendency é conhecida por errar em quase todas as pesquisas eleitorais que realiza. E de fato, os números da empresa são bem duvidosos em boa parte das pesquisas que realiza.

Em 2012, a Tendency errou feio em Guarantã do Norte (MT). Em pesquisa realizada na ocasião, há três dias da eleição, a Tendency colocou o candidato Chico do Garimpão com 41,34% das intenções de voto e sua adversária Sandra Martins com 34,40%.

Porém, o resultado foi completamente diferente do apresentado na pesquisa. A candidata Sandra Martins recebeu 63,24% dos votos, ou seja, 30% a mais que a projeção da Tendency.
Sandra foi eleita e Garimpão recebeu apenas 36,76% dos votos válidos.

Empresa errou feio em 2012. repare na imagem que candidata teve 30%
mais votos que o projetado pela Tendency e venceu a eleição.
A mesma empresa errou, ainda em 2012, quando disse, também as vésperas da eleição, que Darcy Capistrano venceria a eleição em Diamantino com mais de 40% dos votos. Seu principal adversário, Joviano Lincoln aparecia com meros 15,7%.

Todavia, mais uma vez a pesquisa da Tendency foi por terra: Joviano venceu a eleição sobre Capistrano após receber 20% mais votos que o apresentado na projeção da Tendency Pesquisas.

Tendency também errou feio em Diamantino em 2012.
Repare que Lincoln apareceu com 15% das intenções de voto, mas foi eleito com 33,88%.